Futebol

Futebol
O desporto colectivo mais praticado no mundo

Paintball

Paintball
Por muitos considerado o desporto dos anos 90

O Basquetebol

O Basquetebol
Criado por James Naismith

MotoCross

MotoCross
As corridas de MotoCross são um espectáculo de imagens

Regras do Basquetebol(continuação)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.

Duração do jogo – Existem quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de 10 minutos entre o segundo e o terceiro período e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, um cesto de lance livre vale 1 ponto.

Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.

Regra dos 5 segundos - Um jogador não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.

Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.

Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.

Transição de campo – Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).

Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.

Falta anti-desportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.

Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.



Jogadores mais importantes na inovação do Basquetebol:



-Michael Jeffrey Jordan (Brooklyn, Nova Iorque, 17 de Fevereiro de 1963) é um ex-jogador de basquetebol norte-americano. Considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história, ao lado de nomes como Maradona,Eusébio, Pelé, Michael Schumacher.





Jogador português mais importante :

-Elvis Garcia Monteiro Évora (nascido em 4 de Fevereiro de 1978) é um basquetebolista português, de origem cabo-verdiana.
Jogou primeiro no FC Porto, de 1998/99 a 2004/05, transferindo-se depois para o Tenerife, de Espanha, onde esteve uma época. Regressou depois a Portugal, para jogar na Ovarense, onde esteve de 2006/07 a 2007/08, sendo bicampeão nacional. Transferiu-se recentemente para o Gandía BA, de Espanha. Elvis Évora conta com vários títulos de Campeão Nacional e da Taça de Portugal.
É internacional pela Selecção Portuguesa de Basquetebol, desde 2000, e actuou no EuroBasket 2007.


Todos os desportos mas em particular este foi criado para substituir a violência na rua e para preencher as lacunas da cultura.

1 comentários:

Gabriel_D8 disse...

Nao sabia muito bem as regras
Está muito interessante

11 de novembro de 2008 às 16:32
 

2009 ·Desporto by TNB